´Lavagem´ do Beco do Fuxico será simbólica, sem água, por causa da estiagem

Tradição ganha novos ingredientes por conta do problema de abastecimento de água
Arquivo/Ascom/Gabriel de Oliveira

A Prefeitura de Itabuna mudou o percurso da Lavagem do Beco do Fuxico, que acontecerá no próximo dia 23. A mudança decorre da falta d’água em razão da forte estiagem que se abateu sobre o sul da Bahia nos últimos 160 dias, com repercussão no abastecimento da população. Neste ano, na Travessa Adolfo Leite, reduto da festa pré-carnavalesca no centro da cidade, haverá apenas a lavagem simbólica, com o cortejo das baianas com suas vestimentas tradicionais, com flores e potes cerâmicos, jogando água de cheiro nos foliões.

“Houve consenso na alteração do percurso da festa durante encontro dos representantes dos blocos com a organização, principalmente pela necessidade de uso intensivo de água para a limpeza da área tradicional onde há anos ocorria o evento. A estimativa é de que seriam utilizados entre cinco e oito caminhões pipas para deixar a Travessa Adolfo Leite, as ruas Duque de Caxias, Rui Barbosa, Paulino Vieira, Alício de Queiroz, a Avenida do Cinquentenário e a Praça Adami e entorno limpos e higienizados no  dia seguinte à festa”, relata o diretor de Turismo Prefeitura, Marcos Souza, o Kiko.

Por isso, ficou definido que o cortejo de baianas sairá da Praça Laura Conceição (Praça da Catedral de São José), seguido dos blocos Maria Rosa, Encantarte, Mendigos de Gravata e Hora Extra. O cortejo carnavalesco passará pelo Beco do Fuxico em direção à Praça Rio Cachoeira e as avenidas Aziz Maron e Mário Padre, no Góes Calmon, onde as atrações se apresentarão para foliões e o público.

Já os blocos Dez Casados, Berilo, Ouro, As Bandidas, Planeta Reggae e Fuleragem optaram por se concentrar na área em frente ao Shopping Jequitibá, de onde seguirão até a Câmara de Vereadores, no novo sitio da festa pré-carnavalesca. Entre as novidades, a Prefeitura traz ainda o desfile da original Fubica Rixô Elétrico, que vem de Salvador para puxar os foliões e blocos, sob o patrocínio do Governo do Estado e Bahiagás. 

Para garantir a segurança dos foliões, a Comissão Organizadora da Lavagem do Beco do Fuxico se reuniu com representante dos órgãos de Segurança Pública (Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal) para planejar todo o esquema de segurança da tradicional festa que acontece na cidade há quase 40 anos. “No encerramento haverá a apresentação da banda Alavontê com o  trio elétrico Pranchão, prevista para ocorrer às 22 horas”, concluiu Kiko.

AmbulantesNesta sexta-feira, dia 8, os vendedores ambulantes credenciados pela Prefeitura, que desejarem participar da festa, comercializando bebidas e comidas e que já participaram do curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, devem comparecer ao Departamento da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Manoel Chaves, nº 2.373, para o credenciamento. Além de documentos pessoais, devem estar munidos de comprovante de residência.